JUSTIÇA OU VINGANÇA? UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO ATOR DA ENUNCIAÇÃO SÉRGIO MORO NA SENTENÇA DE CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Autora: Rafaela Silva

Branco e Verde Quadro-negro Faculdade Checklist (1) - Rafaela Silva.png

Clique aqui para abrir o áudio de descrição do painel (link externo)

Transcrição do audio de descrição do painel

Justiça ou vingança? Uma análise semiótica da construção do ator da enunciação Sérgio Moro na sentença de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O plano inicial era analisar, com base na semiótica de origem greimasiana, o discurso do Juiz Sérgio Moro, atual ministro da justiça, que levou à condenação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Resultados

Observamos de que modo se constrói sua competência como juiz (emprego de metalinguagem jurídica uso de debreagens e embreagens enuncivas que criam efeito de objetividade, emprego da norma culta em registro formal, etc.); observamos a construção do equilíbrio do juiz em oposição ao desequilíbrio atribuído à defesa de Lula e ao próprio Lula; depreendemos ainda o tema da superioridade moral do juiz e, por fim, a construção do herói nacional.

Conclusão

Apesar da opção pelo encerramento da bolsa PIBIC, continuaremos a pesquisa, agora, sem remuneração. Como o projeto ainda não foi finalizado, não temos, por enquanto, uma conclusão a apresentar, mas acreditamos que os objetivos que propusemos serão alcançados.